O artigo discute a ideia de autoeficácia pedagógica de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares e sua relação com os resultados dos estudantes, a partir dos dados dos questionários contextuais aplicados na pesquisa Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação em Escolas de Ensino Médio no Brasil (PGLEQE), dados do Censo Escolar, do SAEB e das avaliações estaduais. As análises dialogam com pesquisas nacionais e internacionais que apontam a crença na autoeficácia como um dos aspectos mediadores que influenciam os resultados escolares. Os resultados confirmam parcialmente os achados da literatura de referência e apontam perspectivas futuras de investigação.
Autoeficácia pedagógica de atores escolares: interações e influência no desempenho escolar em diferentes contextos normativos
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Carvalho, Cynthia Paes de | Arai, Daniela | Regis, André
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual