O artigo tem por objetivo apresentar incoerências identificadas na análise dos resultados do Ideb 2015, referentes ao ensino público. Combina estatística descritiva e multivariada como método. O estudo aponta uma série de incoerências nos indicadores utilizados que, em conjunto, comprometem a validade da inferência do Índice sobre a educação básica do país, tornando compatíveis os questionamentos sobre o próprio modelo de avaliação adotado pelo Inep.
Os cavalos também caem: tratado das inconsistências do Ideb
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2018
- Autor(es): Figueiredo Filho, Dalson Britto | Carmo, Erinaldo Ferreira do | Maia, Romero | Silva, Lucas
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v26n100/1809-4465-ensaio-26-100-0552.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 24/06/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial