Artigo

O papel da coordenação pedagógica na regulação das avaliações de aprendizagem junto aos docentes

Resumo

Este artigo analisa um conjunto de questões do formulário do coordenador pedagógico, que é parte do estudo Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação em Escolas de Ensino Médio no Brasil, sobre sua participação nos processos de avaliação, incluindo as avaliações em larga escala e que relações ele constrói junto aos professores e a direção escolar. Os resultados apontam para a dubiedade de papel deste profissional que não apenas atende demandas da gestão escolar, como necessita atuar junto aos docentes, que são monitorados de forma contínua e a quem compete desenvolver um amplo conjunto de iniciativas com vistas a melhoria de desempenho dos estudantes.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2024
  • Autor(es): Vieira, Sofia Lerche | Vidal, Eloisa Maia
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-8632
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 24 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual