O artigo tem como objetivo compreender de que maneiras os discursos e práticas medicalizantes se materializam no cotidiano universitário e se desdobram nas políticas universitárias. A pesquisa foi realizada a partir da observação participante, pesquisa documental e encontros individuais e de grupo. Apesar da medicalização ter se tornado um tema central na discussão no campo da educação, ainda se concentra muito na Educação Básica. No entanto, não é um fenômeno restrito à essa etapa, deixando evidente a necessidade de pesquisas sobre a medicalização no contexto da educação superior, ainda pouco estudada.
O fenômeno da medicalização no Ensino Superior brasileiro
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 15/12/2023
- Autor(es): Motta, Camila
- Instituição(ões) relacionada(s): Mad in Brasil (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://madinbrasil.org/2023/12/o-fenomeno-da-medicalizacao-no-ensino-superior-brasileiro/
- Data de Acesso à Fonte: 06/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Material Jornalístico
- Tamanho: 10 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados