Artigo

O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a maneira pela qual os conceitos de diferença e diversidade têm sido utilizados no debate contemporâneo brasileiro em educação e nas políticas públicas da área e, ainda, identificar as condições teóricas, as práticas e as políticas que possibilitaram a ascensão do conceito de diversidade. Os resultados mostram que as ações estão concentradas nos Ministérios da Cultura, da Saúde e, principalmente, da Educação, o que reafirma a centralidade da educação como processo e da escola como instituição social no enquadramento e/ou na mediação dos dilemas expostos à sociedade brasileira na contemporaneidade.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 03/2013
  • Autor(es): Rodrigues, Tatiane Cosentino | Abramowicz, Anete
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/WskqTPrZgtc8k56XHvr8XBz/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 01/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial