Este artigo tem o objetivo de analisar a metodologia utilizada na construção do algoritmo do Ideb e na projeção de metas a serem alcançadas em todas as esferas dos sistemas educacionais brasileiros, a fim de compreender a concepção de qualidade da Educação adotada pelo indicador. Os resultados mostram o rigor matemático e o cuidado dos profissionais do MEC/Inep em diferenciar as metas bienais projetadas para cada modalidade de Ensino e setor administrativo, mas também expõem sua fragilidade em não considerar as especificidades que constituem a realidade educacional brasileira, comprometendo a fidedignidade dos resultados evidenciados.
O algoritmo do Ideb e as metas projetadas para a Educação brasileira: uma análise estatístico-matemática
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2023
- Autor(es): Soares, Denilson Junio Marques | Santos, Wagner dos | Soares, Talita Emidio Andrade
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PjCsK4tm53TfqMtLqmYxXFM/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição