Artigo

O algoritmo do Ideb e as metas projetadas para a Educação brasileira: uma análise estatístico-matemática

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de analisar a metodologia utilizada na construção do algoritmo do Ideb e na projeção de metas a serem alcançadas em todas as esferas dos sistemas educacionais brasileiros, a fim de compreender a concepção de qualidade da Educação adotada pelo indicador. Os resultados mostram o rigor matemático e o cuidado dos profissionais do MEC/Inep em diferenciar as metas bienais projetadas para cada modalidade de Ensino e setor administrativo, mas também expõem sua fragilidade em não considerar as especificidades que constituem a realidade educacional brasileira, comprometendo a fidedignidade dos resultados evidenciados.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2023
  • Autor(es): Soares, Denilson Junio Marques | Santos, Wagner dos | Soares, Talita Emidio Andrade
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4036
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PjCsK4tm53TfqMtLqmYxXFM/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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