Este estudo é um mapeamento e análise de pesquisas produzidas no Brasil sobre desigualdades educacionais a partir de três categorias (insumos, processos e resultados) e cinco marcadores de desigualdades educacionais (gênero, raça, nível socioeconômico, localidade e deficiência). A análise das 117 pesquisas mapeadas indicam quais são as áreas menos compreendidas e que necessitam de maior desenvolvimento de pesquisa para melhor orientar pesquisadores e gestores de redes e escolas na identificação e implementação de soluções para assegurar mais qualidade e equidade na educação pública brasileira.
Mapeamento de estudos nacionais sobre desigualdades educacionais
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2023
- Autor(es): Tavares, Priscilla Albuquerque | Simielli, Lara
- Instituição(ões) relacionada(s): D3E (Realizadora) | Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação (Realizadora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://d3e.com.br/wp-content/uploads/nota-cientifica_2308_mapeamento-desigualdades-educacionais.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 31/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados