Esta pesquisa tem por objetivo descrever a subjetividade dos docentes com relação ao redesenho da organização do processo educacional de crianças e jovens, a fim de responder à necessidade de educação à distância, no contexto da pandemia de covid-19. Os resultados mostram a relevância da liderança pedagógica que proporciona as condições organizacionais e profissionais propícias para melhorar as práticas de ensino e, portanto, a aprendizagem dos estudantes. O exercício desta liderança reconfigurou a gestão, valorizando o trabalho colaborativo entre os docentes como um processo no qual a prática pedagógica é aprendida e transformada.
Liderazgo pedagógico: una experiencia de colaboración y aprendizaje profesional de un centro escolar en contexto de la pandemia por Covid-19
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Liderança pedagógica: a experiência de aprendizagem colaborativa e profissional de uma escola no contexto da pandemia da Covid-19
- Data de publicação: 06/2023
- Autor(es): Hidalgo Muñoz, Óscar | Villagra Bravo, Carolina
- Local de publicação: San José
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidad Estatal a Distancia (Editora)
- Identificadores: ISSN 1022-9825
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.sa.cr/pdf/rie/v25n38/2215-4132-rie-25-38-169.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 08/03/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial