A pesquisa busca analisar os impactos dos marcadores sociais gênero, raça e classe na trajetória escolar (rendimento/evasão/conclusão do curso) de estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia. Os resultados mostram que, na comparação da entrada dos estudantes tendo por base esses três marcadores sociais (gênero, raça e classe), antes e depois da adoção das cotas, há uma interseccionalidade entre essas dimensões, indicando que não se deve abrir mão dos diferentes marcadores sociais, mais notadamente o de raça, se o objetivo for reverter a situação de discriminação histórica do grupo dos negros.
Impactos de marcadores sociais na trajetória escolar dos alunos do Ifes Nova Venécia: desafios e possibilidades para a construção de uma política de ações afirmativas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Gava, Thais
- Local de publicação: Salvador
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações pedagógicas - UFBA (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36521/1/PROJETOFINAL_THAINAGAVA_FICHA.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 242 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição