A pesquisa busca analisar as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária-PR, e compreender a centralidade do papel do Conselho Escolar, das Assembleias e da representatividade estudantil na horizontalidade das relações de poder. Os resultados mostram a singularidade da escola estudada em seu processo de organização no campo da gestão e ratifica, em partes, os pressupostos da pesquisa de que quanto mais horizontais as relações de poder, no exercício da gestão das escolas públicas, mais democráticos e emancipatórios são os processos de formação social, humana e política das pessoas envolvidas.
Gestão democrática, formação humana e emancipação política: uma escola pública municipal de Araucária
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Burnagui, Hector Paulo
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR ()
- Fonte: Abre em uma nova guia https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/83169/R%20-%20D%20-%20HECTOR%20PAULO%20BURNAGUI.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 28/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 162 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados