Este artigo discute, sob perspectiva comparada, alguns aspectos da gestão democrática da educação no Brasil e em Portugal, problematizando a dicotomia entre a difusão do seu ideário e a sua concretização no campo das políticas públicas. A análise mostra que, embora possuam muitas leis supostamente democráticas, esses países tendem a manter práticas autoritárias seculares e excludentes, não garantindo a possibilidade de uma emancipação local qualificada, quer do ponto de vista dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares, quer no que remete a uma maior participação social no processo decisório.
Gestão democrática da educação sob perspectiva comparada Brasil-Portugal: entre a exigência legal e a exequibilidade real
Resumo
Composiçao(in)
Avaliação e gestão democrática na regulação da educação básica brasileira: uma relação a avaliar
Composiçao(in)
Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na "cultura globalizada"
Composiçao(in)
Gestão democrática da escola pública: estudo comparado entre Brasil e Portugal
Composiçao(in)
Avaliação e gestão democrática na regulação da educação básica brasileira: uma relação a avaliar
Composiçao(in)
Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na "cultura globalizada"
Composiçao(in)
Gestão democrática da escola pública: estudo comparado entre Brasil e Portugal
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2012
- Autor(es): Souza, Donaldo Bello de | Castro, Dora Fonseca
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/pkhZ5ZZqtxNfKxBNnJfn9JR/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 19/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial