Artigo

Gestão democrática da educação sob perspectiva comparada Brasil-Portugal: entre a exigência legal e a exequibilidade real

Resumo

Este artigo discute, sob perspectiva comparada, alguns aspectos da gestão democrática da educação no Brasil e em Portugal, problematizando a dicotomia entre a difusão do seu ideário e a sua concretização no campo das políticas públicas. A análise mostra que, embora possuam muitas leis supostamente democráticas, esses países tendem a manter práticas autoritárias seculares e excludentes, não garantindo a possibilidade de uma emancipação local qualificada, quer do ponto de vista dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares, quer no que remete a uma maior participação social no processo decisório.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2012
  • Autor(es): Souza, Donaldo Bello de | Castro, Dora Fonseca
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4626
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/pkhZ5ZZqtxNfKxBNnJfn9JR/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 19/07/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial