Nesta pesquisa, compara-se as propostas de gestão democrática da escola pública no Brasil e em Portugal, por meio do estudo da literatura, normativos e documentos escolares de cada país. No Brasil, as determinações são mais restritas e citam vagamente meios e compromissos que cada instituição escolar deve seguir para alcançar a democracia. Em Portugal, os atores escolares constroem seus instrumentos de autonomia e validam as práticas democráticas por meio de atividades de formação da cidadania, no fornecimento de espaço de discussão sobre os rumos da escola no qual os estudantes também têm a possibilidade de participar.
Gestão democrática da escola pública: estudo comparado entre Brasil e Portugal
Resumo
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Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Laurentino, Mariana Aparecida de Almeida
- Local de publicação: Marília
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP - Marília (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/97cf11fa-fa8f-4a29-95c4-4b7b76093fae/content
- Data de Acesso à Fonte: 17/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 181 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados