O artigo analisa as expectativas de diferentes atores escolares em relação às trajetórias escolares dos estudantes do Ensino Médio, a partir dos microdados do Saeb 2017 e 2019, do Enem 2017 a 2019 e dos dados da pesquisa Práticas de Gestão, Liderança e Qualidade em Escolas de Ensino Médio. Os resultados apontam para uma baixa expectativa da equipe escolar e indicam a importância de um indicador de expectativas sobre trajetórias escolares como meio para o planejamento de intervenções mais efetivas dos gestores, podendo assim contribuir para a aprendizagem efetiva dos discentes.
Expectativa da trajetória escolar de alunos do Ensino Médio: proposição de indicador e aportes para o exercício da liderança escolar
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Gimenes, Nelson A. S. | Toledo, Rodrigo
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual