Artigo

Ensino de relações raciais na Pós-Graduação Stricto Sensu da área pública no Brasil

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o ensino da temática “relações raciais” no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da área pública no Brasil, mediante pesquisa estatística-descritiva e análise documental. Os resultados mostram que a maioria dos programas que abordam a temática racial direta e/ou indiretamente em suas disciplinas está ligada às políticas públicas, enquanto o debate é secundarizado na maioria dos PPGs de Administração e Gestão Pública. A análise indica que há uma tendência da não obrigatoriedade curricular de disciplinas que fazem referência direta à discussão racial.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Costa, João Pedro Moreira | Ribeiro, Ana Cláudia | Araújo, Klaique Andreia | Miranda, Adílio Renê Almeida
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0100-1574
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/FnDDQfjR3sXdx9YgyKxhfSc/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 01/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial