O artigo tem por objetivo analisar o ensino da temática “relações raciais” no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da área pública no Brasil, mediante pesquisa estatística-descritiva e análise documental. Os resultados mostram que a maioria dos programas que abordam a temática racial direta e/ou indiretamente em suas disciplinas está ligada às políticas públicas, enquanto o debate é secundarizado na maioria dos PPGs de Administração e Gestão Pública. A análise indica que há uma tendência da não obrigatoriedade curricular de disciplinas que fazem referência direta à discussão racial.
Ensino de relações raciais na Pós-Graduação Stricto Sensu da área pública no Brasil
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Costa, João Pedro Moreira | Ribeiro, Ana Cláudia | Araújo, Klaique Andreia | Miranda, Adílio Renê Almeida
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/FnDDQfjR3sXdx9YgyKxhfSc/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 01/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial