Dissertação

Relações étnico-raciais na perspectiva de professores: escola, currículo e cotidiano escolar

Resumo

A pesquisa busca refletir sobre narrativas de professores acerca da prática docente em relação à educação de relações raciais. Os resultados mostram que as percepções dos professores são incipientes, ainda que tenham iniciativas no trato de conteúdos, no processo de ensino por meio da disciplina de História e que a articulação da Lei 10.639/03 com o currículo desenvolvido nos anos finais do Ensino Fundamental ocorre de forma não sistematizada. A análise das narrativas reforça a necessidade de professores reflexivos e mobilizados a saberem mais sobre a Educação, sobre a própria disciplina de sua graduação, sobre as políticas públicas, como meio e possibilidade de melhores intervenções no cotidiano escolar.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento