O artigo tem o objetivo de revelar as concepções de avaliação presentes nos documentos e nas manifestações públicas do MEC relacionadas à publicação, às pressas e em meio à pandemia da covid-19, do edital do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como de analisar de que maneira esse caso privilegia a manutenção de uma cultura de provas em que o desempenho se apresenta como objetivo final do ensino. Os resultados indicam contradições, como o posicionamento do MEC em relação às finalidades do exame, podendo causar distorções na avaliação da educação e nas condições de acesso ao ensino superior.
E daí? O Enem não pode parar: concepções de avaliação do MEC durante a pandemia
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2021
- Autor(es): Nazareth, Henrique Dias Gomes de | Souza, Renata da Silva
- Local de publicação: São Carlos
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-7199
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4468/1143
- Data de Acesso à Fonte: 23/02/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial