Neste artigo, discute-se a governança do setor educacional no Chile e no Uruguai, por meio de um modelo analítico que prioriza três dimensões complementares: a diversificação dos atores, o papel do Estado e a interação entre o Estado, a sociedade civil e o mercado. O texto enfatiza a importância do grau de centralização/descentralização e do tipo de financiamento e prestação de serviços no processo que levou à manutenção da clássica modalidade burocrático-hierárquica no Uruguai e à instalação de uma modalidade de governança de mercado no Chile.
Descentralização, financiamento e governança educacional no Chile e no Uruguai
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Descentralización, financiamiento y gobernanza educativa en Chile y Uruguay
- Data de publicação: 2012
- Autor(es): Mancebo, María Ester
- Local de publicação: Montevidéu
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidad de la República - Facultad de Ciencias Sociales - Instituto de Ciencia Política (Editora)
- Identificadores: ISSN 0797-9789
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.edu.uy/pdf/rucp/v21n1/v21n1a05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 24/01/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial