Artigo

Currículos estaduais do Nordeste e suas perspectivas sobre as tecnologias digitais

Resumo

O artigo analisa a concepção e a relação entre os referenciais curriculares do Ensino Fundamental dos estados do Nordeste e sua abordagem a respeito da formação na cultura digital, tendo como contexto a suspensão das aulas presenciais e o uso e mediação das tecnologias digitais. Os resultados indicam que, além da falta de acessibilidade aos meios digitais promovidos nos ambientes educacionais, os referenciais curriculares apresentam concepções voltadas para a cultura de usuários acríticos e não contemplam uma formação propícia ao desenvolvimento do pensamento computacional.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2020
  • Autor(es): Silva, Herbert Gomes
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2594-9004
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53165/36545
  • Data de Acesso à Fonte: 05/07/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição