Qualidade da educação. O que isso significa? Quais os critérios que cada indivíduo e/ou instituição usam para dizer que essa ou aquela educação é boa? Essa tese debate essa questão. Por meio da análise do discurso, a autora objetiva investigar o discurso do Banco Mundial e do governo brasileiro ao realizar uma análise do discurso do Projeto Nordeste e do Fundescola, ambos financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Ao que a autora identifica, há diferenças nos discursos dos projetos e dos atores, mas, de uma forma geral, conclui que o discurso da qualidade da educação tem servido como responsabilização das menores instâncias, como a unidade escolar e, igualmente, tem servido como sinônimo de eficiência, eficácia e racionalidade, enquanto os setores populares utilizam o termo como demandas sociais, políticas e culturais.
Projeto Nordeste de Educação Básica e o Fundescola: uma análise do discurso governamental e do Banco Mundial sobre a qualidade do ensino
Sobre o documento
- Data de publicação: 2007
- Autor(es): Pereira, Sandra Márcia Campos
- Local de publicação: Araraquara
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP - Araraquara (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/101593/pereira_smc_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 149 páginas