A pesquisa busca identificar as relações entre a composição das equipes escolares e as práticas de liderança adotadas pelos diretores, a partir dos dados da Pesquisa Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação realizada no Piauí e no Espírito Santo, e buscar possíveis correlações com a disponibilidade de profissionais no âmbito escolar. Os resultados apontam que a presença de mais profissionais pedagógicos na escola não garante boas práticas de liderança, especificamente as relacionadas ao apoio pedagógico, direção, colaboração e observação em sala de aula, algo que pode decorrer da ausência de uma política de equipes multiprofissionais nas escolas, com um fluxo estruturado de trabalho.
Composição das equipes gestoras e práticas de liderança: evidências para uma agenda de pesquisa
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Bento, Fabiana da Silva | Garcia, Beatriz Silva | Menezes, Vitor Matheus Oliveira de | Marques, Fernando Gonçalves
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 27 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual