Dissertação

A produção das diferenças no "chão da escola" e a interseccionalidade: um estudo do tipo etnográfico em uma escola em tempo integral em Natal-RN

Resumo

Esse estudo tem por objetivo explorar as possíveis aplicações do conceito de interseccionalidade para a compreensão das persistentes desigualdades educacionais, com a finalidade de descobrir como os estudantes estão organizados em sua convivência diária e quais fatores de diferenciação podem ser destacados para uma análise interseccional do contexto observado, em uma escola estadual do Ensino Médio em tempo integral em Natal-RN. As análises mostram três marcadores sociais da diferença: a concentração em uma mesma turma de estudantes com histórico de reprovação, evasão, e a estigmatização social decorrente; a vulnerabilidade socioeconômica e as limitações institucionais e subjetivas em torno do debate sobre a questão racial.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento