Esse estudo tem por objetivo explorar as possíveis aplicações do conceito de interseccionalidade para a compreensão das persistentes desigualdades educacionais, com a finalidade de descobrir como os estudantes estão organizados em sua convivência diária e quais fatores de diferenciação podem ser destacados para uma análise interseccional do contexto observado, em uma escola estadual do Ensino Médio em tempo integral em Natal-RN. As análises mostram três marcadores sociais da diferença: a concentração em uma mesma turma de estudantes com histórico de reprovação, evasão, e a estigmatização social decorrente; a vulnerabilidade socioeconômica e as limitações institucionais e subjetivas em torno do debate sobre a questão racial.
A produção das diferenças no "chão da escola" e a interseccionalidade: um estudo do tipo etnográfico em uma escola em tempo integral em Natal-RN
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Feliciano, Aline Juliete de Abreu
- Local de publicação: Natal
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31758/1/Producaodiferencaschao_Feliciano_2020.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 87 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados