O estudo tem por objetivo retomar e analisar a caracterização do profissional de apoio à inclusão escolar com base nas orientações e nos documentos legais derivados da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os resultados mostram que a designação desse profissional não única, que tem funções específicas de cuidado e de monitoria dos estudantes público-alvo da Educação Especial, considerada a legislação e diretrizes oficiais, não sendo de sua competência questões curriculares e didático-pedagógicas. Não há menção à formação exigida para desempenho do cargo, que é exercido por estudantes universitários ou mesmo por pessoas com nível médio de escolaridade.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a problemática do profissional de apoio à inclusão escolar como um de seus efeitos
Resumo
Composiçao(in)
Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento
Composiçao(in)
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de Sistemas educacionais inclusivos no Brasil
Composiçao(in)
Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento
Composiçao(in)
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de Sistemas educacionais inclusivos no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2020
- Autor(es): Bezerra, Giovani Ferreira
- Local de publicação: Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-6538
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbee/a/B8T8rMXW8BzMJnNq5JBsXqK/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 08/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição