O artigo busca analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial de Professores para a Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação, encaminham a Educação para as Relações Étnico-raciais, tendo como parâmetro as licenciaturas em História. A análise aponta que as diretrizes encaminham uma formação restritiva, pois limitam o espaço da autonomia docente e o contato com saberes necessários ao enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos no espaço escolar e aprofundam fragilidades recorrentes nos cursos de formação de professores de história, tornando ainda mais rarefeito o espaço para a discussão de temas como Diferença, Diversidade, Multiculturalismo, Inclusão, por exemplo.
Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Coelho, Mauro Cezar | Coelho, Wilma de Nazaré Baía
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/h5n5B78LkcMTWxWbc95t5BF/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição