A pesquisa busca compreender em que medida uma escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Toropi/RS se constitui como impulsionadora de Justiça Social. Os resultados mostram que a proporciona as condições de acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes. Indicam que estudantes veem a necessidade da implementação da Justiça Curricular, reconhecendo que a cultura das minorias e os processos de opressão devem compor o currículo. E evidenciam que os espaços de representação no meio escolar não se concretizam. Desse modo, as relações entre poder, política e gestão escolar seguem correlacionadas, impedindo a gestão democrática e, com isso, a paridade participativa.
A justiça social e a comunidade escolar da Emef Beija Flor na cidade de Toropi/RS
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Nascimento, Thaiane Bonaldo do
- Local de publicação: Santa Maria
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/30280/TES_PPGEDUCACAO_2023_NASCIMENTO_THAIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 26/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 254 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações