O artigo apresenta uma pesquisa documental que busca averiguar de que modo os Relatórios de Monitoramento da Educação para Todos da Unesco e os Relatórios do Desenvolvimento Humano examinam a eficácia da educação e da escola como promotoras da inclusão social, econômica e política dos indivíduos e como suas prescrições são feitas aos Estados, às organizações da sociedade civil e às lideranças políticas comprometidas com uma educação mais justa e democrática. A análise aponta que, devido à diversidade de perspectivas nos relatórios, os formuladores não conseguem considerar as particularidades das diferentes sociedades, o que dificulta avanços significativos em direção a uma maior justiça na educação.
Concepções de justiça escolar em documentos do Pnud e da Unesco
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Rezende, Maria José de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/NYhQ8ScYqRcRqfj368K6ppj/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial