O artigo discute a desdobramento da Lei 11.645/2008, que institui o ensino de história e cultura indígena, nos currículos oficiais de alguns estados brasileiros, e analisa a proposta curricular em vigência de três estados - Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. As análises mostram que essas propostas representam formas paradigmáticas, diferentes entre si, de pensar o currículo escolar, guiando-se por competências e habilidades ou expectativas de aprendizagem, indicando temas ou prescrevendo conteúdos, sugerindo possíveis abordagens ou determinando atividades apostiladas.
A história indígena a ser ensinada nos currículos oficiais brasileiros
Resumo
Composiçao(in)
Análise antropológica do ensino das temáticas história e cultura afro-brasileira e indígena em escolas de Campo Grande - MS
Composiçao(in)
Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008
Composiçao(in)
Por que as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 são necessárias?
Composiçao(in)
Análise antropológica do ensino das temáticas história e cultura afro-brasileira e indígena em escolas de Campo Grande - MS
Composiçao(in)
Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008
Composiçao(in)
Por que as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 são necessárias?
Sobre o documento
- Data de publicação: 2015
- Autor(es): Almeida Neto, Antonio Simplicio
- Local de publicação: Blumenau
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de Blumenau (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-0354
- Fonte: Abre em uma nova guia https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4572/2939
- Data de Acesso à Fonte: 05/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição