O estudo tem por objetivo apresentar os elementos educativos principais presentes no Instituto de Educação Josué de Castro, mantido pelo Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária e vinculado ao movimento dos sem-terra, e investigar se sua concepção educacional contém elementos educacionais de interesse para as classes trabalhadoras em geral, do ponto de vista democrático e popular. Os resultados indicam que o Instituto, estruturado e organizado de forma diferente daquela usualmente encontrada nas escolas oficiais, destaca categorias educacionais, como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre estudantes, professores e funcionários.
A educação do movimento dos sem-terra
Resumo
Composiçao(in)
Revista Brasileira de Educação
Composiçao(in)
Educação popular: instrumento de formação, luta e resistência no projeto educativo do MST
Composiçao(in)
A relação trabalho-educação e o Projeto Político-Pedagógico do MST: uma prática em construção em escolas de assentamentos em Minas Gerais
Composiçao(in)
Revista Brasileira de Educação
Composiçao(in)
Educação popular: instrumento de formação, luta e resistência no projeto educativo do MST
Composiçao(in)
A relação trabalho-educação e o Projeto Político-Pedagógico do MST: uma prática em construção em escolas de assentamentos em Minas Gerais
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2004
- Autor(es): Dal Ri, Neusa Maria | Vieitez, Candido Giraldez
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-2478
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LSNWtQ5vk8LnXmtrBXyyg7S/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial