África, Brasil e as transformações no Enem: a Lei nº 10.639/2003
RESUMO
O artigo aborda o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no período compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Analisou-se a confluência de duas iniciativas de políticas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: o processo de avaliação da educação escolar e de acesso de estudantes ao Ensino Superior, e o reconhecimento da contribuição dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à história e à cultura nacionais.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 12/2017
- Autor(es): Senra, Alvaro de Oliveira | Moreira, Márcio de Araújo | Santos, Celiana Maria dos
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v25n97/1809-4465-ensaio-S0104-40362017002501041.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 14/05/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial