Neste artigo, reflete-se sobre o quanto estudantes reforçam, no espaço escolar, os discursos hegemônicos de controle das sexualidades. O estudo mostra que o invariante foram as violências homofóbicas e as injúrias, perpetradas nos discursos dos adolescentes em situação escolar, demonstrando a institucionalização da homofobia. Destaca-se quão importante é, para a escola, apropriar-se de meios de desconstrução das normativas heterocentradas, visando preservar os direitos de pessoas que não se identificam aos modelos de heterossexualidade.
Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2011
- Autor(es): Bessa, Juliana Cristina | Rondini, Carina Alexandra | Teixeira-Filho, Fernando Silva
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de São Paulo ¨Júlio de Mesquita Filho¨ (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a04v37n4.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 16/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 37; Número 4
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição