Artigo

Quando alunos surdos escolhem palavras escritas para nomear figuras: paralexias ortográficas, semânticas e quirêmicas

RESUMO

O Teste de Nomeação de Figuras por Escolha avalia a habilidade de escolher palavras escritas para nomear figuras e analisa processos quirêmicos, ortográficos e semânticos envolvidos. Aplicado a 313 surdos entre 6 e 34 anos, revelou que, ao escolher palavras para nomear figuras, surdos primeiro evocam o sinal da figura e, depois, a palavra do sinal, corroborando a hipótese de que o léxico quirêmico indexa o ortográfico ao pictorial.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2006
  • Autor(es): Ameni, Roseli | Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra | Capovilla, Fernando Cesar | Mazza, Claudia Regina Zocal | Neves, Maria Vilalba de Oliveira
  • Local de publicação: Marília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-5470
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbee/v12n2/a05v12n2.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 03/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 12; Número 2
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial