O artigo analisa o sistema de cotas, uma das ações afirmativas de políticas públicas que visam assegurar o ingresso de segmentos sociais discriminados no Ensino Superior. A gritante desigualdade social e a baixa qualidade da educação oferecidas nos Ensinos Fundamental e Médio dificultam o acesso ao Ensino Superior. Neste contexto, o sistema de cotas pode contribuir para reparar injustiças históricas e concretizar o preceito constitucional de igualdade de direitos para todos os cidadãos.
Políticas públicas de ações afirmativas para ingresso na Educação Superior se justificam no Brasil?
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2012
- Autor(es): Haas, Célia Maria | Linhares, Milton
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
- Identificadores: ISSN 2176-6681
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v93n235/15.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 06/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 28 páginas
- Edição: Volume 93; Número 235
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial