O artigo analisa a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/17) e o Projeto de Lei 6840/13, abordando as diferenças e semelhanças entre eles e os distintos contextos políticos em que emergiram. Busca-se compreender a Reforma como parte de um movimento mais amplo de “reformismo educacional” à luz dos conceitos da teoria política de Laclau e Mouffe. Considera que tal reforma tornou-se um discurso hegemônico antes do governo Temer, visando preencher um significante vazio: a crise do ensino médio.
Política e significantes vazios: uma análise da Reforma do Ensino Médio de 2017
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Corti, Ana Paula de Oliveira
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Minas Gerais (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-6621
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e201060.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 27/04/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição