Artigo

Política e significantes vazios: uma análise da Reforma do Ensino Médio de 2017

RESUMO

O artigo analisa a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/17) e o Projeto de Lei 6840/13, abordando as diferenças e semelhanças entre eles e os distintos contextos políticos em que emergiram. Busca-se compreender a Reforma como parte de um movimento mais amplo de “reformismo educacional” à luz dos conceitos da teoria política de Laclau e Mouffe. Considera que tal reforma tornou-se um discurso hegemônico antes do governo Temer, visando preencher um significante vazio: a crise do ensino médio.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2019
  • Autor(es): Corti, Ana Paula de Oliveira
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Minas Gerais (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-6621
  • Fonte: https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e201060.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 27/04/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

ITENS RELACIONADOS

Derivaçao

Lei da Reforma do Ensino Médio

Composiçao(in)

Educação em Revista