Artigo

Plataformas digitais, estado e desigualdade no trabalho docente com dados

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de estudos teóricos e empíricos sobre o trabalho docente em plataformas digitais, priorizando pesquisas sobre a educação básica. Exploram-se aspectos relacionados à origem e aos principais fenômenos da plataformização do trabalho na educação e a reorganização do Estado. A revisão destaca as tensões e desafios enfrentados pelos docentes, dando enfoque especial às manifestações de resistência, com destaque para o papel do cuidado nas formas de luta das mulheres professoras.


Sobre o documento

  • Título original: Plataformas digitais, estado e desigualdade no trabalho docente com dados
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Viegas, Moacir Fernando | Lamb, Marcelo Eder
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Caderno CEDES (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/CC289632
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 11 páginas
  • Edição: Volume 45
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição