O artigo apresenta uma revisão de estudos teóricos e empíricos sobre o trabalho docente em plataformas digitais, priorizando pesquisas sobre a educação básica. Exploram-se aspectos relacionados à origem e aos principais fenômenos da plataformização do trabalho na educação e a reorganização do Estado. A revisão destaca as tensões e desafios enfrentados pelos docentes, dando enfoque especial às manifestações de resistência, com destaque para o papel do cuidado nas formas de luta das mulheres professoras.
Plataformas digitais, estado e desigualdade no trabalho docente com dados
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Plataformas digitais, estado e desigualdade no trabalho docente com dados
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Viegas, Moacir Fernando | Lamb, Marcelo Eder
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Caderno CEDES (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/CC289632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Edição: Volume 45
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição