Tese

Nhembo'e : enquanto o encanto permanece!: processos e práticas de escolarização nas aldeias Guarani

RESUMO

A escola nas aldeias Guarani do Rio Grande do Sul é um acontecimento recente. Algumas aldeias decidiram não abrigá-la, considerando que a educação tradicional é suficiente para o seu viver. Outras, evidenciando a necessidade de saberes que se relacionam à escola – como a escrita, a leitura, a Língua Portuguesa e o sistema monetário, entre outros –, a solicitam e iniciam práticas de escolarização. Destaca-se a interlocução dos indígenas com os gestores das políticas públicas e tensões com a Secretaria de Estado da Educação.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.