A escola nas aldeias Guarani do Rio Grande do Sul é um acontecimento recente. Algumas aldeias decidiram não abrigá-la, considerando que a educação tradicional é suficiente para o seu viver. Outras, evidenciando a necessidade de saberes que se relacionam à escola – como a escrita, a leitura, a Língua Portuguesa e o sistema monetário, entre outros –, a solicitam e iniciam práticas de escolarização. Destaca-se a interlocução dos indígenas com os gestores das políticas públicas e tensões com a Secretaria de Estado da Educação.
Nhembo'e : enquanto o encanto permanece!: processos e práticas de escolarização nas aldeias Guarani
Sobre o documento
- Data de publicação: 2005
- Autor(es): Bergamaschi, Maria Aparecida
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4509/000501989.pdf?sequence=1
- Data de Acesso à Fonte: 20/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 273 páginas