Artigo reflete sobre a avaliação educacional e a qualidade da educação. Analisa-se uma posição na qual a avaliação pretende direcionar uma educação de qualidade e desvela as consequências dessa lógica à escola, ao currículo e à formação de educadores. Defende-se uma matriz contra-hegemônica, referenciada à qualidade da educação concretizada por Paulo Freire, como Secretário da Educação de São Paulo, entre 1989 e 1992, que teve como proposta a construção da educação pública, popular e democrática.
Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Saul, Ana Maria
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 14/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Edição: Volume 41; Número Especial
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição