O trabalho analisa as construções sociais das experiências de regulamentação e implementação do Ensino Religioso nos Sistemas de Ensino correspondentes aos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, analisando as tensões entre secularização e dessecularização do Estado brasileiro no cenário educacional. O trabalho se justifica pela necessidade de reflexão acerca dos modelos de Ensino Religioso, uma vez que a disciplina é constitucionalmente obrigatória e toca em um aspecto fulcral da liberdade republicana: a laicidade do Estado.
Modelos divergentes de ensino religioso? Análises das experiências do RJ e SC
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Brito, Lucelmo Lacerda de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa História, Política Sociedade (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3116232
- Data de Acesso à Fonte: 09/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 209 páginas