O artigo defende que a lógica objetiva das relações sociais capitalistas opõe-se ao desenvolvimento da moral e da cidadania. Também argumenta que a cidadania é uma representação idealizada que não tem força para superar a alienação das relações sociais, que têm o dinheiro como mediação universal. Por fim, o artigo analisa criticamente a proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de filosofia no Ensino Médio, a qual tem como referência a pedagogia das competências.
Limites e contradições da cidadania na sociedade capitalista
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2010
- Autor(es): Duarte, Newton
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-6248
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a06.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Edição: Volume 21; Número 1
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial