O sexto relatório da Coleção Políticas Públicas em Educação explora o papel exercido pela liderança no processo de ensino e aprendizagem da cidadania e da democracia no âmbito escolar. Partindo do reconhecimento do marco legal e do corpus de conhecimento existente no Brasil, que concebe a gestão democrática principalmente no contexto da governança escolar, esta publicação apresenta uma análise da produção teórica e empírica relacionada à liderança e à educação para a cidadania democrática, com ênfase em seu desenvolvimento no domínio anglo-saxão e em outros países da América Latina. O intuito fundamental desse esforço é fornecer ferramentas para fortalecer a educação para a cidadania democrática no contexto escolar, com o propósito de abordar e enfrentar os desafios e as ameaças que a democracia encara no âmbito educacional. No entanto, ao longo do relatório são oferecidas sugestões e práticas adotadas em diferentes contextos que podem servir de inspiração e ser adaptadas para o desenvolvimento democrático das escolas no Brasil.
Liderança educacional para uma cidadania democrática - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº 6
Resumo
Composiçao(in)
Liderança escolar no contexto da pandemia de Covid-19: aprendizagens, desafios e propostas de políticas - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº4
Composiçao(in)
Liderança pedagógica: O que mostra a literatura internacional e reflexões para o Brasil - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº3
Composiçao(in)
Seleção de diretores escolares: desafios e possibilidades - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº2
Composiçao(in)
Liderança escolar para a melhoria da educação: Contribuições para o debate público no Brasil - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº1
Composiçao(in)
Liderança escolar no contexto da pandemia de Covid-19: aprendizagens, desafios e propostas de políticas - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº4
Composiçao(in)
Liderança pedagógica: O que mostra a literatura internacional e reflexões para o Brasil - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº3
Composiçao(in)
Seleção de diretores escolares: desafios e possibilidades - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº2
Composiçao(in)
Liderança escolar para a melhoria da educação: Contribuições para o debate público no Brasil - Coleção Políticas Públicas em Educação - Nº1
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidad Diego Portales - UDP (Autora) | Instituto Unibanco (Autora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Tamanho: 78 páginas
- Edição: Nº 6
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual