A alfabetização, ou má alfabetização, dos egressos das escolas parece ser mais um dos temas de destaque nas conversas sobre educação. Essa dissertação discute o tema no Ensino Médio, especificamente a produção de textos. Baseada em autores importantes da área, destaca as ferramentas dos gêneros textuais e da retextualização, ou seja, a produção de um texto com base em um ou mais textos, para discutir suas contribuições na área. Com a pesquisa qualitativa por meio da pesquisa-ação, analisa-se a qualidade de textos de uma escola de Ensino Médio Integrado federal do Piauí. Indica a eficiência destas ferramentas para a qualidade da produção textual.
Letramento e retextualização: uma análise no Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Carvalho, José João de
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Linguística - UnB (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16842/3/2014_JoseJoaodeCarvalho.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 224 páginas