Dissertação

Informação pública e consciência crítica para cidadania: políticas públicas de informação em Blumenau/SC

RESUMO

Informação por si só não é educação. Mas ela pode ser? Qual o potencial educativo da informação e qual preocupação devemos ter com a informação enquanto política pública? Essa dissertação trata a informação como Informação para a Cidadania e sua recepção por parte da Associação de Moradores de Blumenau. Ao analisar a Administração Municipal de Blumenau, a autora analisa as informações disponíveis pelo Município e se há preocupação com a informação como política pública. Conclui que, apesar de não existir uma Política Pública de Informação, há diversas informações disponibilizadas pelo Município. Entretanto, enquanto a informação disponibilizada pelo Município é utilizada como ferramenta de Poder, a sociedade civil utilizam-na para o exercício da cidadania. Nesse sentido, a informação ganha tratamento de bem público e direito.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.