Publicação apresenta os resultados da implementação da metodologia Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola em escolas do Ensino Médio Regular (Indiques-ERRE), na Unidade Regional de Imperatriz, no Maranhão.
Desenvolvida a partir de 2019 por meio de parceria tripartite entre Ação Educativa, Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA) e Instituto Unibanco, a iniciativa teve como principal objetivo o fortalecimento da Lei no 10.639/2003 e sua modificação pela Lei no 11.645/2008, que, juntas, estabelecem o ensino obrigatório de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo oficial das redes de ensino. Além disso, a proposta buscou contribuir para o aperfeiçoamento da política educacional do Estado e para a redução das desigualdades educacionais, que são mais intensas no Ensino Médio e que atingem particularmente as juventudes negras, grupo vulnerabilizado em indicadores de permanência e conclusão dessa etapa de ensino.
A despeito de todos os desafios enfrentados, a potência do trabalho coletivo registrado nesta publicação se mostrou efetiva e sustentou a construção de aprendizagens que aprimoraram o reconhecimento positivo das diferenças como possibilidade de construção de processos educativos e políticas públicas que combatam as desigualdades e celebrem a igualdade de direitos.