Artigo

As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares

RESUMO

Neste trabalho é investigado "o valor simbólico do prédio escolar". O material explorado consiste em depoimentos de pais de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de Teresina (PI) e Natal (RN). Os depoimentos mostraram que ensino de qualidade envolve instalações físicas, disciplina rigorosa, ensino exigente; professores qualificados e bem remunerados, sendo parte do sistema simbólico que tem por função transfigurar relações reais que estão em ligação com o sistema social de que fazem parte.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2008
  • Autor(es): Passos, Guiomar de Oliveira | Sales, Luís Carlos
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-449X
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/08.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Edição: Volume 13; Número 38
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição