O artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. Analisa como o vestibulinho do colégio seleciona um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição e como determinadas trajetórias familiares impulsionam os estudantes e valorizam o alto investimento pessoal nas conquistas escolares. Além disso, mapeia-se um ethos escolar desses jovens no qual o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares.
Esforçados e "talentosos": a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2014
- Autor(es): Bandera, Nicolau Dela
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n3/edur474.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 30; ; Número 3
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição