O artigo aborda a escrita como técnica e prática social. A partir de pesquisas realizadas em escolas públicas de Ensino Médio da periferia de São Paulo, entre 2006 e 2010, e com práticas culturais juvenis, desde 2002, apresentando múltiplos aspectos sobre as diferentes formas de letramento e suas implicações políticas. A discussão toca na dimensão escolar e nas relações com as novas tecnologias, considera, ainda, a pichação como um uso juvenil da escrita.
Escritas dissonantes: escolarização, letramentos, novas tecnologias e práticas culturais juvenis*
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Pereira, Alexandre Barbosa
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (Editora)
- Identificadores: ISSN 1806-9983
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ha/v21n44/0104-7183-ha-21-44-0081.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 27 páginas