Artigo

Ensinar a escrever no Ensino Médio: cadê a dissertação?

RESUMO

Visando a elucidar em que medida o aluno aprende a escrever uma dissertação na aula de língua portuguesa no Ensino Médio, foram analisadas 2.434 horas de aula em 61 escolas públicas na capital de São Paulo. A análise dos dados mostrou que a literatura foi o conteúdo privilegiado em metade das aulas, e a gramática, em um quarto delas. Apenas 15% do tempo foi utilizado para ensinar a escrever. Assim, a pesquisa constatou que o ensino da escrita do texto dissertativo vem sendo negligenciado.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2010
  • Autor(es): Igreja, Suelen Gregatti da | Riolfi, Claudia Rosa
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n1/a08v36n1.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 30/08/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Edição: Volume 36; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição