Visando a elucidar em que medida o aluno aprende a escrever uma dissertação na aula de língua portuguesa no Ensino Médio, foram analisadas 2.434 horas de aula em 61 escolas públicas na capital de São Paulo. A análise dos dados mostrou que a literatura foi o conteúdo privilegiado em metade das aulas, e a gramática, em um quarto delas. Apenas 15% do tempo foi utilizado para ensinar a escrever. Assim, a pesquisa constatou que o ensino da escrita do texto dissertativo vem sendo negligenciado.
Ensinar a escrever no Ensino Médio: cadê a dissertação?
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2010
- Autor(es): Igreja, Suelen Gregatti da | Riolfi, Claudia Rosa
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n1/a08v36n1.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 30/08/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Edição: Volume 36; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição