Analisa os efeitos da eleição do diretor escolar sobre o desempenho dos alunos por meio dos modelos de dados em painel e diferença em diferenças. Compara os desempenhos das escolas municipais e estaduais da Bahia, tendo estas últimas adotado a eleição desde 2008. Utiliza dados da Prova Brasil de 2007 (anterior à política), 2009 e 2011. Os resultados mostram que, em geral, não houve aumento no desempenho dos alunos devido à adoção da política e, quando significante, o efeito foi negativo.
Eleição nas escolas: uma análise do impacto do diretor eleito sobre o desempenho educacional no Estado da Bahia
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2016
- Autor(es): Sampaio, Luciano Menezes Bezerra | Sampaio, Raquel Menezes Bezerra | Santos, Fernanda Julyanna Silva dos
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Editora)
- Identificadores: ISSN 2237-2091
- Fonte: Abre em uma nova guia http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/1557/1222
- Data de Acesso à Fonte: 04/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 34 páginas
- Edição: Volume 46; Número 1