Analisa a demanda dos povos indígenas do Alto Rio Negro por educação escolar e universitária verificada nos últimos anos e o lugar que a escola e o mundo moderno ocupam no imaginário atual desses povos, a partir do qual projetam e constroem seu futuro. Pressupõe que após séculos de contato e dominação colonial, a escola foi escolhida por povos indígenas como um dos principais meios para a apropriação de conhecimentos dos brancos e dos seus modos de vida.
Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro
Sobre o documento
- Data de publicação: 07/02/2012
- Autor(es): Luciano, Gersem José dos Santos
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de Brasilia (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.unb.br/handle/10482/9931
- Data de Acesso à Fonte: 13/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 368 páginas