A educação escolar diferenciada vem sendo constituída pelos povos indígenas brasileiros, com maior intensidade, nas últimas décadas. Os Guarani, zelosos de sua cosmologia, mostraram-se historicamente desfavoráveis à escola. Porém, hoje, algumas aldeias buscam-na, como modo de acessar conhecimentos necessários para uma interação mais simétrica com os não-indígenas. Este texto aborda os processos de escolarização e formas de apropriação que ocorrem na escola das aldeias Guarani, no Rio Grande do Sul.
Educação escolar indígena: um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2007
- Autor(es): Bergamaschi, Maria Aparecida
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-7110
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a06v2772.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 13/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 27; Número 72
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial