Artigo

Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão

RESUMO

A partir de um estudo etnográfico em uma escola pública, problematiza-se como a inclusão e a exclusão estiveram presentes nas diversas formas de feminilidades de alunas do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados, constatou-se que as diferenças entre as alunas denotavam a existência de múltiplas feminilidades na escola e a pluralidade das identidades de gênero, orientadas pelos processos de inclusão/exclusão. A inclusão e o respeito às diferenças são viáveis a mudanças na escola e na sociedade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2015
  • Autor(es): Brito, Leandro Teofilo de | Santos, Mônica Pereira dos
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2177-6210
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.08/4891
  • Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 09 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 3
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição