A partir de um estudo etnográfico em uma escola pública, problematiza-se como a inclusão e a exclusão estiveram presentes nas diversas formas de feminilidades de alunas do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados, constatou-se que as diferenças entre as alunas denotavam a existência de múltiplas feminilidades na escola e a pluralidade das identidades de gênero, orientadas pelos processos de inclusão/exclusão. A inclusão e o respeito às diferenças são viáveis a mudanças na escola e na sociedade.
Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Brito, Leandro Teofilo de | Santos, Mônica Pereira dos
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
- Identificadores: ISSN 2177-6210
- Fonte: Abre em uma nova guia http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.08/4891
- Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 09 páginas
- Edição: Volume 19; Número 3
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição