A pesquisa aborda as condições avaliativas de acessibilidade no Enem para alunos com surdez na cidade de Fortaleza - CE. Os resultados apontam para a inadequação de recursos de acessibilidade para candidatos surdos, dificuldade de compreensão da língua portuguesa e uma incompreensão do que é solicitado pelas questões do Enem, que apresentam longos textos em seus enunciados. Os resultados apontam que os surdos não possuem autonomia nesse exame e dependem quase que exclusivamente do intérprete para a sua compreensão.
Das práticas escolares ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a experiência avaliativa de alunos surdos na cidade de Fortaleza-CE
Sobre o documento
- Data de publicação: 30/07/2015
- Autor(es): Loureiro, Marta Cavalcante Benevides
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Ceará (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16685/1/2015_tese_mcbloureiro.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 12/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 351 páginas